sábado, 15 de setembro de 2018

Um bom ano lectivo 2018/2019 para todos!





“A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”

Nelson Mandela

É com este mote que este ano quero dar as boas vindas ao novo ano-letivo e, pela importância do ensino e da educação na formação de uma sociedade, este ano proponho que todos assumamos o compromisso de:

- Respeitar , valorizar e agradecer aos professores

Os seus, os dos seus filhos, os da sua família, todos!
Porque o trabalho de um professor é fundamental e decisivo na nossa vida e no nosso crescimento. Quem não teve um professor que o marcou positivamente? Quem não se lembra daquele professor que ensinou isto ou aquilo daquela maneira que ainda hoje usa? Quem não se lembra daquele professor inspirador ou motivante?
Sim, enquanto pais, por vezes damos por nós a não concordar com o professor, apetece-nos dizer-lhe que não temos tempo para tudo ou que não queremos aquela regra para o nosso filho, mas quando isso acontece, ou acontecer, sugiro que respire fundo, se lembre e contabilize o número de horas que aquele professor está com o seu filho e pense bem se essa discórdia pode pôr em causa todo o resto do trabalho, a relação professor-aluno e, se realmente acha que precisa de frisar uma posição, faça-o sim, mas através dos meios próprios e não em frente ao seu filho e dê-lhe o benefício da dúvida, tal como você, ele está a fazer o seu trabalho o melhor possível.

- Valorizar, apoiar e motivar o crescimento dos nossos filhos

É certo que não temos nem devemos ser explicadores dos nossos filhos, nem temos que entender o que eles aprendem, mas podemos estar disponíveis para ouvir atentamente o que nos explicam, podemos mostrar interesse no seu dia-a-dia, podemos valorizar todas as pequenas e grandes vitórias, estimular o cumprimento de horários, responsabilizar e promover as suas rotinas, fazer perguntas querendo ouvir as respostas.
Não precisamos de ter muitos meios ou muita disponibilidade, mas se usar-mos o que temos para mostrar que estamos ali, que queremos que cresçam mais e melhores e proporcionar-nos as oportunidades para decidirem o seu rumo, então estaremos a contribuir para que cresçam felizes e realizados, logo estaremos a contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada.

- Aprender, crescer e mudar o que for necessário em nós próprios

Porque cada um de nós faz parte deste mundo onde vivemos, porque vivemos em sociedade, porque todas as nossas ações têm consequências e porque, em ultima instância, estamos sempre a dar um exemplo a alguém, devemos procurar ser honestos e coerentes connosco próprios, se nos preocuparmos mais com o que pensamos de nós e menos com o que os outros vão pensar, se procurarmos ser, nas nossas atitudes e opções diárias, fiéis aquilo que defendemos então seremos plenos e seremos também capazes de reconhecer os nossos limites, as nossas imperfeições e mudar, porque mudar é crescer e mudar para melhor é evoluir...

Um bom ano para todos!

“...Muda, que quando a gente muda
o mundo muda com a gente
a gente muda o mundo
na mudança da mente
e quando a mente muda
a gente anda pr'a frente...”

Gabriel o Pensador