3 Ciclo


Alguns exemplos das nossas atividades 


Tradição Renovada
- Nesta atividade, as crianças serão convidadas a confecionar um bolo de alfarroba que irá cozer em forno solar. Deste modo tomarão contacto com este alimento singular, suas características e aplicações, e terão a oportunidade de ver um forno solar em pleno funcionamento. Iremos ainda explorar algumas curiosidades sobre as sementes deste precioso fruto (por exemplo o facto de estas germinarem melhor depois de passar pelo sistema digestivo dos burros).

Da Horta para a Mesa
– depois de apanhar alguns legumes e ervas aromáticas na nossa horta, vamos preparar um delicioso creme de legumes e uma salada de fruta usando estes e outros frutos e legumes disponíveis. Todos os alunos serão integrados nesta atividade ajudando na confeção da sopa ou da salada de fruta.

Mediterrânico, colorido e saudável
– Vamos preparar um delicioso tabouli para o almoço. Nesta atividade os alunos serão apresentados a uma simples e prática receita àrabe, uma salada de cus cus cheia de cor e sabor.

Plasticina Luminosa - onde, numa brincadeira com plasticina, se introduzem os conceitos básicos de eletricidade e se constroem pequenos circuitos luminosos explorando a condutividade de diferentes materiais.

Enriquecimento Ambiental
– onde, se prepara uma refeição diferente para os nossos burros, colocando-a no seu cercado, para posteriormente observar a reação dos mesmos ao descobrir a sua comida em diferentes lugares e de diferentes formas, procurando identificar quais as suas preferências e reações perante o novos elementos no seu cercado.

Misturas à mesa – nesta atividade a turma é dividida 3 grupos e cada grupo irá preparar uma parte importante do seu lanche, seguindo uma receita simples (que consiste na preparação de uma mistura); depois de cada receita preparada os alunos serão convidados a identificar o tipo de mistura preparado como homogénea, heterogénea ou coloidal e no final da visita poderão provar as suas receitas e levar para casa a receita acompanhada de uma breve explicação sobre o tipo de mistura.

Reações na nossa cozinha – nesta atividade a turma é dividida vários grupos e cada grupo irá preparar uma parte importante do seu lanche, seguindo uma receita simples; depois de cada receita preparada, os alunos serão convidados a compreender um pouco mais aprofundadamente as reações químicas envolvidas na preparação culinária que fizeram, bem como a identificar qual o fator que influência a sua velocidade em cada caso. No final da visita poderão provar as suas receitas e levar para casa a receita acompanhada de uma breve explicação científica. Visto que uma das receitas implicará a utilização de forno, os alunos serão convidados a cozer uma parte da receita em forno elétrico e outra parte num forno solar, para posteriormente poderem comparar o resultado e tirar conclusões sobre a sustentabilidade de cada método.

Condutividade numa brincadeira de crianças – nesta atividade, a turma é inicialmente dividida em dois grupos que seguirão duas receitas diferentes para produzir plasticina, uma vez criadas duas plasticinas diferentes e de acordo com os ingredientes utilizados os alunos poderão prever se serão condutoras da eletricidade. Posteriormente serão divididos em vários grupos, distribuídas porções de plasticina, pilhas, “leds” e outros materiais do dia-a-dia pelos grupos e os alunos serão convidados a criar pequenos circuitos, figuras luminosas e brinquedos, dando asas à sua criatividade.