2 Ciclo


Alguns exemplos das nossas atividades 



Tradição Renovada
- Nesta atividade, as crianças serão convidadas a confecionar um bolo de alfarroba que irá cozer em forno solar. Deste modo tomarão contacto com este alimento singular, suas características e aplicações, e terão a oportunidade de ver um forno solar em pleno funcionamento. Iremos ainda explorar algumas curiosidades sobre as sementes deste precioso fruto (por exemplo o facto de estas germinarem melhor depois de passar pelo sistema digestivo dos burros).

Da Horta para a Mesa
– depois de apanhar alguns legumes e ervas aromáticas na nossa horta, vamos preparar um delicioso creme de legumes e uma salada de fruta usando estes e outros frutos e legumes disponíveis. Todos os alunos serão integrados nesta atividade ajudando na confeção da sopa ou da salada de fruta.

Mediterrânico, colorido e saudável – Vamos preparar um delicioso tabouli para o almoço. Nesta atividade os alunos serão apresentados a uma simples e prática receita àrabe, uma salada de cus cus cheia de cor e sabor.

Plasticina Luminosa
- onde, numa brincadeira com plasticina, se introduzem os conceitos básicos de eletricidade e se constroem pequenos circuitos luminosos explorando a condutividade de diferentes materiais.

Enriquecimento Ambiental
– onde, se prepara uma refeição diferente para os nossos burros, colocando-a no seu cercado, para posteriormente observar a reação dos mesmos ao descobrir a sua comida em diferentes lugares e de diferentes formas, procurando identificar quais as suas preferências e reações perante o novos elementos no seu cercado.

Onde há mais vida?
– nesta atividade a turma é dividida em pequenos grupos e a cada grupo é entregue um bloco de apontamentos, um lápis, uma lupa e um arco, os alunos devem escolher um local para proceder às observações (no relvado, na horta, na calçada, junto do galinheiro, etc.). Assim, os alunos terão cerca de 15 minutos para observar e registar todos os organismos vivos que conseguem identificar no espaço limitado pelo arco fornecido, depois voltam a juntar-se todos os grupos, analisam-se os resultados e os alunos tiram as suas conclusões.