terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Temos uma veterinária espetacular!


Olá!

Boas razões nos levam a escrever com menos regularidade: temos mais e mais diferenciados trabalhos e estamos empenhados a fazê-los bem e com muito amor, por isso, por vezes não sobra muito tempo para escrever...

Mas escrever faz falta, e partilhar coisas boas é muito importante!

Assim, hoje quero falar-vos da importância da nossa Veterinária, no funcionamento de toda a quinta.
Como sabem fazemos educação ambiental, temos diversos animais e defendemos que é mais importante ter animais felizes que ter muitos animais ou animais exóticos.
Os nossos animais, à exceção de algumas adoções que tocaram o nosso coração, são de espécies autóctones que estão naturalmente preparados para as
nossas condições climatéricas e têm o espaço e condições necessárias para terem uma vida plena e feliz.

Além disso, estes animais têm acesso a um serviço de saúde de excelência!

- Temos uma veterinária espetacular!

Sim, além de tratar-mos todos da melhor forma todos os dias, garantimos um acompanhamento veterinário atento e cuidado. O que só é possível graças a uma pessoa: A Drª Sara Farrajota Mora!

Ela é especial, por isso está connosco e ajuda-nos a cuidar de todos os nossos bichinhos desde o início desta aventura.

E perguntam vocês, o que é que tem de especial?

Nada e tudo! Além de ser uma excelente profissional, que se mantém atualizada, que procura formação e informação conforme surgem novos desafios, dúvidas ou simplesmente aquela doença que ainda nunca tinha visto, a Sara é um excelente ser humano e isso reflete-se no seu trabalho.

Numa quinta, com muitos animais diferentes, com idades e temperamentos muito diferentes é necessária uma enorme capacidade de organização para garantir todos os tratamentos, vacinas em dia e profilaxias sazonais, e acham que eu tenho de me preocupar com isso?
Não, a Sara garante, alerta e avisa sempre que necessário.

Uns animais aceitam qualquer pessoa e qualquer toque, outros são esguios e não aceitam bem a presença da veterinária, como resolvemos essas situações?
Com muita calma, estratégias alternativas e por vezes com a Sara a trabalhar em conjunto comigo para que eu consiga aprender administrar o que é preciso quando é preciso, sempre garantindo a nossa segurança e do animal em questão. Com a Sara se não é possível tratar de uma forma, então vamos estudar, vamos perguntar e procurar até encontrar alternativas, e muitas vezes quando vem na sua visita, já previu as possíveis dificuldades e preparou possíveis alternativas.

Se ela é tão boa, os vossos animais adoram a sua visita mensal?
Não, não é assim que funciona, infelizmente para alguns a Sara é a “má da fita”, que quando vem trás vacinas, desparasitações e outras “maldades” para fazer, mas ela tem essa consciência e faz tudo com um grande sentido prático, muita dedicação e sempre que pode acarinhar além de ser a “má da fita”, tem o cuidado de o fazer.

Mas acima de tudo porque que é que eu gosto muito de trabalhar com a Sara e sinto que os meus animais só saem a ganhar com o nosso trabalho conjunto?

Por isso mesmo, porque o trabalho é conjunto!

Porque ela sabe que se lhe telefono com uma preocupação (ou porque o cão coxeia ou porque o coelho tem a cara esquisita ou porque a galinha está com um cacarejar diferente ou porque o burro tem uma ferida ou pelada persistente, ou simplesmente porque algum deles está de mau humor há demasiado tempo) essa preocupação é real e séria, e mesmo que ela chegue cá e tudo pareça normal, ela tenta perceber o que se passa, acompanha, telefona mais tarde para verificar se a situação persiste. Procura soluções e alternativas, mesmo atolada de trabalho e em visitas que, por vezes acontecem em contra-relógio, há sempre tempo para cortar as unhas aos coelhos, ou para almofadar a cabeçada do burro que o está a magoar, ou verificar se a composição da ração é a mais adequada, ou simplesmente para ir fazer uma festinha ao burro para que ele se lembre que veio cá e não lhe fez “maldade” nenhuma. E tem um sentido prático que a permite ajudar a tomar as decisões difíceis pesando os prós e os contras, garantindo o bem-estar animal mas com o distanciamento necessário para evitar que a emoção se sobreponha à razão.
Temos uma veterinária dedicada, organizada e feliz.

Para a Sara, tal como para nós, o seu trabalho não é apenas um trabalho, é uma opção de vida tomada conscientemente e da qual não se arrepende.


Por isso em nome próprio e em nome de toda a nossa querida “bichesa” quero aqui deixar o nosso:






Muito Obrigada


Sara Farrajota Mora!



Já agora, podem encontrá-la a ela e a toda a sua equipa na Clínica Veterinária deLoulé