quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Reciclar e reutilizar, na cozinha também é possível!


Nos dias que vão correndo, quer por uma questão de ecologia e sustentabilidade quer pela nossa própria saúde, é natural procurarmos alimentos mais saudáveis, dietas responsáveis e soluções práticas para o nosso dia-a-dia. 

Por vezes, juntar todos estes requisitos não é fácil e, toda a contra-informação que nos rodeia, leva a escolhas não-pensadas e a refeições preparadas e comidas à pressa, muitas vezes pondo em causa a nossa saúde e dos nossos filhos. 

No entanto, aqui na Lura, acreditamos que se mudarmos a atitude mental e alguns conjuntos de práticas diárias, é possível mudar gradualmente o rumo da nossa alimentação e, consequentemente, da nossa saúde. 

Na minha experiência, passa muito pela criação de hábitos, rotinas e organização, aliás, isso é válido para muito mais do que a alimentação, a organização é fundamental para o sucesso a qualquer nível! Mas disso falarei noutra oportunidade.

Então, vamos lá regressar ao tema fundamental, o que queria partilhar hoje é uma simples prática que iniciei há pouco tempo e se tem mostrado muito saborosa e nutritiva. Ora bem, reciclar na cozinha, não tem de ser só aquecer os restos do dia anterior, pode ser transformá-los e dar-lhes uma nova vida. Um dos exemplos disso, tem que ver com sopas e caldo de legumes. 

Nunca comprei nem usei os chamados “caldos de legumes” nem em cubo, nem em pó, o que faço atualmente por ser mãe e consequentemente fazer sopas quase diariamente, é reutilizar as sopas. Como? É muito simples, cozo os legumes para sopa com algum excesso de água, seguidamente, seleciono os legumes cozidos parcialmente escorridos para o copo onde os vou triturar e transformar em sopa consistente para meninos pequeninos, ou com um pouco mais de líquido para os graúdos e guardo a restante água de cozedura numa caixa no frigorífico. 

Esta água, é extremamente rica em nutrientes que saíram dos legumes e ficaram aqui retidos e quando eu quiser vai tornar um arroz, um cozido ou mesmo um estufado, numa refeição muito mais rica em termos nutricionais e bastante mais saborosa. Aqui está um simples gesto que permite poupar em condimentos pré-processados, tornando a nossa cozinha mais simples e mais rica.

Se ainda não o fazem, espero que experimentem e gostem!