segunda-feira, 7 de setembro de 2020

As Férias em Natureza foram um sucesso!

E, confessamos, deram-nos tanto gozo, desde a preparação, até ao último dia com cada grupo, passando pelas rotinas, pelas atividades diárias e semanais, pelas dinâmicas e bonitas amizades que surgiram dentro de cada grupo, que queremos “aproveitar a embalagem” e adaptar este conceito para a dinamização de atividades de apoio ao estudo e de tempos livres, ao ar livre.

 

Assim surge o Atelier em Natureza!

 

Mas deixemos o Atelier para uma próxima publicação, que faremos em breve, quero ainda partilhar um pouco mais convosco, o que foram as férias em Natureza:

 

Com atividades e grupos organizados semanalmente, tivemos crianças que participaram em apenas uma semana e muitas crianças que quiserem repetir, e assim passaram connosco várias semanas seguidas.

 

Cada grupo foi um grupo diferente, as atividades foram sendo adaptadas à dinâmica específica de cada um e de cada grupo, se houve grupos em que parar para relaxar era difícil e se tornou numa aprendizagem que só na sexta-feira atingia quase a perfeição, outros houve em que eram os próprios a pedir estes momentos. E isto só foi possível porque estávamos atentos às características de cada um...


Aqui se aprendeu que é muito bom dar colo ao coelho fofinho e comida às galinhas, mas também que cuidar exige responsabilidade, que se soltamos um para que possa brincar livremente, temos de saber qual foi e lembrar de voltar a trazer para casa na hora certa, para a sua segurança, que os animais da quinta são fofinhos e têm uma alimentação variada, mas também precisam de limpeza e que podemos trabalhar em conjunto, para que a tarefa da limpeza seja mais rápida e eficiente …

 

Com os amigos Tito e Garoto, os nossos lindos Burros, aprendemos empatia, desenvolvemos respeito e aprendemos a cumprir as regras de segurança. Nas atividades com estes grandes animais

descobrimos que criar laços e partilhar momentos é muito bom, mas se aprendemos a respeitar o nosso espaço e o espaço do outro, tudo é mais fácil, saudável e feliz. 

 

Mesmo com distanciamento, com criatividade e com coordenação, houve diversão, jogos imaginativos, reaproveitámos materiais, usámos o que a Natureza nos dá, criámos momentos de convívio bem divertidos e construímos objetos, como por exemplo espanta-medos e garrafas da calma, que farão parte do nosso bem-estar daqui em diante.

 

Com histórias inspiradoras, transformámos momentos de pausa em reflexão e discussão, explicámos a nossa visão dos acontecimentos, reconhecemos e aceitámos as nossas emoções e sentimentos, em rodas de conversa harmoniosas e animadas.

 


Foi tudo tão bom, que resolvemos partilhar com todos os visitantes da Lura.

 

Ao longo de cada semana, as nossas atividades permitiram melhorar espaços, enriquecer o que já existia, passar uma mensagem e, por isso, com muito amor e carinho, demos corpo, cor e “picos” ao ouriço dos abraços, porque agora não nos podemos abraçar, mas até um ouriço gosta de um abraço, de vez em quando!

 

E foram campos de férias, lindos, felizes e inspiradores…

 

Crianças do 2º e 3º ciclo, atenção que vem aí o Atelier em Natureza,

Até já!

 

Temos orgulho no que fazemos e fazemo-lo com gosto.

Por isso somos felizes e isso transmite-se a cada um dos nossos visitantes.