terça-feira, 22 de março de 2016

A Música, o ensino artístico e o desenvolvimento das crianças...




Olá a todos, hoje venho falar de música, de dança, de expressão plástica, de arte, de criatividade e de cultura no geral...

Como sabem, caso contrário ficam a saber, tenho dois filhos e cá por casa ouve-se, toca-se e aprecia-se muita e boa música.
Desde de pequenos os meus filhotes vão a concertos. Orgulho-me em dizer que o meu primeiro filho esteve sentado ao Piano com o Bernardo Sassetti ainda mal andava, e a mais nova assistiu ao seu primeiro concerto com apenas 15 dias!

E porque vos falo disto?

Porque conforme vejo o gosto dos meus filhotes pela música e conforme os vou vendo crescer, vou vendo, em tempo real, a importância e a influência que a exposição à cultura, seja ela sob que forma for, tem na educação e desenvolvimento das crianças.

Sempre soube e sempre acreditei que o ensino artístico, tem inúmeras vantagens no desenvolvimento integral do ser humano, mas agora vejo isso todos os dias através do meu filhote mais velho, que frequenta o Conservatório de Musica de Olhão, uma ótima escola de música, que ensina através do gosto e da motivação das crianças, não para criar pequenos génios da música (embora acabe por acontecer), mas para formar cidadãos felizes e plenos.

O meu filhote frequenta as suas aulas de música com gosto, muitas vezes não faço ideia do que lá se passa, mas depois, por vezes tem momentos em que me surpreende, por exemplo, quando no carro, o rádio para na Antena 2 e ele começa a identificar os instrumentos da orquestra que estão a tocar, o miúdo tem ouvido!

Mas não é para elogiar o miúdo que escrevo. É para falar da importância da música na nossa vida, neste momento, tenho a plena consciência que a frequência do ensino artístico, de aulas de yoga e a frequência de vários espetáculos ao longo da sua vida, fazem com que o meu filho tenha mais e melhores ferramentas para o seu desenvolvimento, para a aprendizagem escolar e mesmo para lidar com as contrariedades que naturalmente vão surgindo no seu processo de crescimento. Além disso, não tenho dúvidas, o meu filho é uma criança feliz!

Este é o meu testemunho e é esta a minha convicção, por isso defendo o ensino artístico nas escolas, o mais possível e por isso, sempre que me perguntam se não acho que os meus filhos têm atividades a mais e que eu estou sempre a correr de um lado para o outro, respondo: não, não acho, acho que se eles gostam das atividades, se estas lhes fazem bem, se continuam a ter tempo para brincar e se já estão a aprender a gerir o seu tempo ainda na primária, isso só vai servir para se tornarem adultos mais felizes e capazes.

E já agora aproveito para vos dar uma sugestão simples, que poderá tornar o tempo em família ainda melhor.

Cá por casa, procuramos fugir da dependência da televisão, dos ipads, iphones e afins, e temos uma regra: à mesa come-se em família. Comemos sempre juntos e sempre sem os ditos equipamentos ligados. Mas à pouco tempo, o pai, começou a pôr musica ambiente sempre durante o jantar, e não é que se come muito melhor!

Se gostam de música, experimentem, jantar com uma música que todos gostem, baixinho, só como som de fundo, uma música que permita manter as conversas de família, mas que sabe bem...