sábado, 21 de maio de 2016

Os Burros foram à escola!


Diz-se que "quem corre por gosto não cansa"...

Eu não concordo, gosto muito do que faço, mas cansa, por vezes muito.
Mas o ditado popular tem a sua razão. É verdade que cansa, é verdade que atualmente a minha vida é dura, que tenho muitas vezes a sensação de que por mais que faça tenho sempre trabalho em atraso, uma checklist de coisas por fazer, que parece que em vez de diminuir só aumenta, uma logística de trabalho e familiar que desafia a capacidade de concentração e organização de qualquer um, mas faço o que gosto e isso faz toda a diferença!

Hoje por exemplo, fomos à Escola E.B.1 e J.I. da Conceição com o Tito e o Garoto. 
 

Foi uma caminhada de meia hora ao Sol, com dois burros que não estão assim tão habituados a estas andanças, que tem medo dos camiões e das motas, que param e querem voltar para trás.
Chegando à escola cansada e com uma sola de sapato a menos (resultado de um medo mais incontrolável do Tito que me fez fazer "ski" de Burro e gastar a dita sola) fomos recebidos por uma turma entusiasmada, cheia de curiosidade, atenção e também alguns medos.


E pronto, aí tudo compensou!

Poder proporcionar bons momentos com estes animais, ver a satisfação das crianças que nunca tinham tido contacto tão próximo com animais (algumas), responder às suas questões, estimular o respeito pelos animais, mostrar como é importante lavar os dentes - "porque se não lavarem, os vossos dentes ficam tão amarelos como os deles" - e no final ouvir aquele obrigado em coro (certamente ensaiado pelo professor previamente, mas isso não tem importância nenhuma), dá-nos forças não só para a viagem de regresso como para aguentar as contas de sumir de todo o fim do mês, o cansaço dos finais de dia e tudo mais.
Nestas atividades que fazemos, mesmo, por gosto, recebemos tanto em entusiasmo e alegria que ficamos com as baterias carregadas para o mês inteiro!


E como gostamos de aproveitar tudo o que a natureza nos dá e, no regresso, já não havia horários a cumprir, optámos por fazer um passeio mais longo, com menos carros e apreciar a vista e a envolvência, tão bom!


Foi mesmo uma manhã muito boa.
Cansou? Sim.
Faremos outra vez? Com certeza!

Obrigada ao professor João, a toda a turma do primeiro ano e à Escola que tão bem nos recebeu.
Não foi na semana do burro (porque nessa semana a Mãe-Natureza teve outras ideias) mas foi certamente uma ótima forma de comemorar o Dia Mundial do Burro!

Até à próxima!