domingo, 5 de abril de 2020

Fizemos sabão e partilhamos a receita...

Na verdade, a receita não é nossa, recorremos a uma receita partilhada por uma querida amiga através do Facebook, deixamos o link no final do texto.


Já não é a primeira vez que produzimos sabão em casa, mas esta receita correu especialmente bem, por isso resolvemos partilhar.


Atenção: as regras de segurança são importantes, existem para nos proteger e são para cumprir!!!!


Para conferir ao nosso sabão propriedades esfoliantes usámos borras de café, para ajudar na conservação usámos alecrim, e para um cheiro mais agradável usámos lavanda fresca (o alecrim e a lavanda foram apanhados diretamente da nossa horta, lavados, bem secos e triturados até formar um pó).


Aqui deixamos algumas fotografias das várias etapas do processo:
Uma semana depois, o topo está sólido.

Mas na base, ainda está moldável, precisa de ficar mais tempo ao ar...

Ficou mais uma semana destapado, com a parte mais sólida para baixo...

Prontinho, a cheirar bem e cortado em fatias!



Recomendamos usar o pacote de leite para enformar o sabão, mas na próxima vez cortaremos o pacote garantindo uma maior superfície de exposição ao ar, pois quanto maior a exposição ao ar, mais rápido será o processo de solidificação.


O nosso ficou pronto em duas semanas!


Um pouco da química da coisa:


Com certeza reparou que um dos ingredientes principais para a produção de sabão, é um óleo (no nosso caso usámos azeite usado que guardamos sempre depois de cada utilização).

Pois é, o sabão é produzido através da reação química de saponificação, uma reação química que ocorre entre um éster e uma base forte, formando-se um sal e um álcool.

Esta reação tem este nome pois, quando o éster utilizado é derivado de um ácido gordo, forma-se sabão. As principais fontes naturais de ácidos gordos são as gorduras e os óleos.
A soda cáustica foi a base forte usada.

Por aqui, também já usámos a chamada "lixívia de cinza", uma base natural que se produz deixando cinza de madeira em água durante vários dias. A água torna-se fortemente alcalina, devido à presença de sais de potássio na cinza. 
No entanto, com esta base o sabão formado não ficou tão sólido, formou uma pasta boa para a utilização na horta como fito-sanitário, mas menos apelativo para a utilização em casa.


Então, se o sabão se forma a partir de uma gordura, como limpa a gordura e não se mistura simplesmente?

Apesar de resultar da reação com uma gordura, a estrutura molecular do sabão é diferente.
A sua molécula possui um lado polar (com carga elétrica) que tem afinidade com a água, e outro apolar, que terá afinidade com a gordura. Assim, formam-se partículas que se mantêm dispersas na água e são arrastadas durante a lavagem.



A receita de sabão utilizada