quarta-feira, 14 de março de 2018

Uma Festa de Aniversário pode ser ecológica!


As festas de aniversário infantis, são um negócio!

Sim, é verdade, cada vez mais, os pais sentem pressão social para transformar a festa de aniversário do seu filho num momento de divulgação familiar, há quase uma obrigação de fazer, de fazer em tal sitio, (porque o outro pai também fez, ou porque os miúdos até gostam e ali não dá muito trabalho a organizar...), de convidar a turma toda ou a família toda...
Para já não falar de alguns meios em que quase se gera uma competição decorativa entre mães.
Escolhe-se o espaço, pensam-se mesas, decorações a condizer, temas, copos, guardanapos, bandeirolas, balões, etc. um mundo de decoração descartável para festa de aniversário, que existe on-line (para os mais exigentes e originais) e nas mais variadas lojas e supermercados para quem procura soluções baratas e “na moda”.

E o ambiente, onde fica no meio da decoração bonita?

Fica esquecido, vem aquela máxima “ um dia não são dias” e “ele só faz anos uma vez por ano, é um dia especial”... Somos muito bons a arranjar desculpas!

A verdade é que se pensarmos bem, se cada pai fizer uma revisão mental, facilmente concordará que o seu filho é convidado para uma festa (única no ano) mais de uma vez por mês, então já são quantas exceções? quantos dias especiais? Quanto descartáveis atirados fora sem sequer pensar no assunto?

Na Lura fazemos festas de Aniversário, sim!

Mas não abdicamos dos nossos valores e princípios, aliás acreditamos que até um dia de festa pode ser um dia perfeito para a consciencialização de cada um dos nossos visitantes.
Por isso travamos algumas batalhas constantemente:

- A Reciclagem -

Temos um eco-ponto (estamos a preparar mais para espalhar por mais locais da quinta) e em todas as festas de aniversário quando nos perguntam onde colocar o lixo (porque não há um saco ou caixote logo junto à mesa do aniversário) explicamos que o eco-ponto está disponível e é fácil de utilizar.
Acreditem, é uma batalha, pois muitas vezes no final da festa temos de verificar e efetuar algumas trocas no lixo colocado nos caixotes, pois mesmo com explicação afixada em cima ocorrem muitas trocas...
Mas acreditamos que vale a pena, não nos chateamos com o possível trabalho acrescido, porque sabemos que o caminho se percorre caminhando.

- A Reutilização -

Ainda temos algumas arestas para limar e sabemos que temos bastantes coisas que podemos melhorar, mas fazemos questão de colocar à disposição dos nossos clientes (grandes e pequenos) materiais laváveis, e que, mesmo durante o tempo de apenas uma festa o mesmo copo possa ser usado mais que uma vez (procurando garantir a disponibilidade para a rápida recolha, lavagem e disponibilização da loiça suja).
Quer nas festas de aniversário, quer nas nossas visitas pedagógicas é possível verificar que para nós cada peça cada objeto pode ter mais que um fim, um simples exemplo disso é o nosso ecoponto que resulta ele próprio da reutilização de materiais.

- A abolição do descartável -

Este é um desafio que impusemos a nós próprios deste o primeiro dia de funcionamento.
Devemos confessar que não é fácil, e que por vezes, foi escolhemos o caminho mais imediato sem sequer termos consciência das opções que tomamos. Mas, com o tempo, com a ajuda de alguns clientes mais perspicazes e atentos que nos foram alertando para possíveis incoerências, com o facto de dizer-mos a mesma coisa muitas vezes e dar-mos por nós a verificar pormenores para garantir, a tal coerência, agora temos uma mesa de aniversário sem descartáveis!

Esta mesa tem decoração, tem etiquetas bonitas, agora até já tem uma faixa de “Parabéns” temática, tem gelatinas servidas em uni-doses, tem balde de pipocas, tem sandes, enfim é uma mesa recheada...

Nesta mesa, tudo é reutilizado!

* As gelatinas são servidas em formas de silicone que são lavadas no final de cada utilização;
* As taças, copos, pratos e talheres são laváveis;
* As decorações foram pensadas e feitas em materiais laváveis e duráveis para que possam ser guardados no final de cada festa e usados nas seguintes, sem comprometer a qualidade aqui impõe-se um Obrigado à Multicópias que nos ajudou na criação destes materiais);
*Até os sumos naturais feitos por nós, na hora, são servidos em garrafas de plástico que já serviram outros sumos...

- A responsabilização de cada um -

Nós fazemos a nossa parte, fazemos os nossos esforços para a consciencialização de todos mas sabemos que por vezes, outro valores falam mais alto e que nem sempre podemos evitar tudo.
Por isso, apesar de pedir-mos sempre aos nossos clientes que abdiquem do descartável, e procurem minimizar o impacto ambiental das decorações, por vezes a festa “tem mesmo que ser temática” ou “quero mesmo assinalar este dia de forma especial” e aí o que fazemos?
“Tudo bem, não há problema. No final da festa caberá a si a recolha dos materiais”.
É claro que esta recolha é feita, mas nós também sabemos que muitas vezes, depois destas festas onde o descartável aparecer ou as decorações ou lembranças foram menos ecológicas, lá temos uns plásticos de rebuçados que ficaram no canteiro, ou um copo descartável que foi parar à horta, etc.
E estamos cá para isso, apanhamos, sorrimos e mantemos a esperança que cada vez mais os nossos clientes compreendam que a ecologia não é só uma opção de vida é uma necessidade e obrigação de todos nós, a bem do futuro das próximas gerações...


Estamos longe ser ser perfeitos!

Atenção, não queremos com este texto, de modo algum, passar uma mensagem de que somos perfeitos ou um exemplo de boas práticas. Apenas partilhamos as nossas opções e convicções.
Ecologicamente, sabemos que ainda temos muito caminho a percorrer na nossa quinta, idealmente e no limite, não deveríamos usar plásticos. Mas, como já disse anteriormente, acreditamos que o caminho se percorre caminhando...

Assim, queremos agradecer a todos os que colaboram connosco e nos ajudam nesta tarefa permanente da consciencialização ambiental, a todos os que nos propõem novos desafios e nos levam a melhorar as nossas iniciativas.

E já agora gostaríamos também de partilhar um desafio a que já aderimos, mesmo antes de o conhecer: 40 dias sem plástico


Obrigada pela sua atenção.

Temos orgulho no que fazemos e fazemo-lo com gosto.
Por isso somos felizes e isso transmite-se a cada um dos nossos visitantes.