segunda-feira, 2 de abril de 2018

Limpezas em Família


Um destes domingos tivemos uma tarde diferente:

Resolvemos aproveitar o Sol a brilhar e a brisa calma, para, como disse logo o mais velho, ajudar a mãe natureza...
Resolvemos calçar luvas, e, munidos de saco de papel, vários sacos de plástico e um balde fomos, em família, limpar a berma da estrada.



A estrada de acesso à Lura, já há muito que precisava de uma intervenção destas, começamos junto ao nosso portão e fomos andando em direção ao primeiro cruzamento.
Com várias idades e capacidades diferentes, rapidamente as tarefas de cada um se diferenciaram e esta tarefa se transformou numa forma de aprendizagem e jogo coletivo:






- A mais pequena escolheu ficar responsável pelo transporte dos plásticos, com um saco de plásticos de asas, lá andava ela, uma asa em cada mão a abrir e a fechar o saco, atenta a qual dos restantes dizia “plástico”, para correr a receber o lixo e ir enchendo o seu saco. A cada saco cheio pedia ajuda para fechar e abrir outro vazio...



 

- O mais velho, procurava identificar e diferenciar o lixo, transportava o saco de papel e de vez em quando lá se distraía com qualquer elemento natural que lhe chamava mais a atenção.





- No final, já com as crianças um pouco cansadas, foi a vez do pai ajudar. Aqui a tarefa era mais complicada e deu direito a claque de incentivo por parte dos pequenos, tirar, com a ajuda de uma vara, um bocado de plástico do alto de uma amendoeira, não foi tarefa fácil, mas conseguiu-se!




Depois de terminada esta última tarefa, embora ainda não tivéssemos chegado ao final da estrada, estávamos todos cansados e resolvemos parar por aqui. Já tínhamos 4 ou 5 sacos cheios de plásticos, uma saco grande de papel e um balde com vidro e lixo indiferenciado!

Decidimos parar de comum acordo, mas ficou a promessa de voltar e terminar, “pelo menos a nossa rua”, disse, mais uma vez, o mais velho que ficou bastante motivado e sensibilizado para todo o problema do lixo que não vai para onde é suposto ir.

Esta foi uma tarde familiar, divertida e extremamente pedagógica, que a meu ver mostra que por vezes perdemos tempo e paciência a procurar atividades interessantes para fazer com as crianças ao fim de semana, gastamos tempo e dinheiro, quando podemos simplesmente olhar em volta, aproveitar as coisas simples e passar bons momentos, fazendo algo útil e ajudando a construir um futuro melhor, pois é isso que se está a fazer quando educamos e promovemos o crescimento com valores, princípios e respeito pela natureza!



“Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre!”

Charles Chaplin